O Turismo em Moçambique

Moçambique tem no turismo um grande potencial para o crescimento do seu produto interno bruto (PIB), apesar da sua contribuição atual se situar apenas nos 5,6%.

As praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo, principalmente as que se encontram muito distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Quirimbas, e da província de Inhambane, com destaque para o Arquipélago de Bazaruto.

O país tem ainda vários parques nacionais, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa, com as suas infraestruturas reabilitadas e repovoado em certas espécies de animais que já estavam desaparecendo.

 Maputo

Não tem como falar do turismo em Moçambique sem falar de Maputo, capital de Moçambique desde 1898, Maputo é geralmente a porta de entrada de quem inicia uma viagem por Moçambique. Ela fica bem ao sul do mapa e é um bom lugar pra conhecer mais sobre a cultura Moçambicana.

Muitos mercados, vida noturna agitada e um dos melhores lugares para experimentar a culinária local: não saia de lá sem provar o Peri Peri, um molho feito com pimenta de mesmo nome, que serve de base para diferentes pratos, como frango e camarão.

Como a maioria dos turistas estão afim mesmo é de conhecer as praias de Moçambique, a estadia na capital costuma ser bem curta. De qualquer forma, aproveite sua passagem por aqui e confira o que fazer em Maputo.

Uma boa pedida é fazer em city tour em Maputo, conhecendo alguns dos principais pontos turísticos de Moçambique, como a Estação Ferroviária, a Catedral, o Mercado Central, o Museu de História Natural e a Casa de Ferro.

Vale dizer que os hotéis na capital cobram um preço mais salgado comparado a outros destinos. Se você for passar uma ou duas noites por lá, uma boa opção é o Hotel Maputo: com café incluído, restaurante e um terraço agradável, além de oferecem traslado do aeroporto.

    Cidade de Maputo
     Mercado Central de Maputo
    Catedral de Maputo
     Museu de História Natural
    Estação Ferroviária de Maputo
.
    Casa de Ferro de Maputo

Parque Nacional Gorongosa

Para quem busca o que fazer em Moçambique longe das praias, não pode perder esse lugar: o Parque Gorongosa é uma enorme área com floresta tropical, rios e vida animal abundante.

O Parque sofreu fortes devastações durante os anos de guerra civil e caça descontrolada. Porém, ele passou por um enorme programa de reabilitação, que foi muito bem sucedido e trouxe de volta toda a belezura do local. Elefantes brincando no Parque nacional Gorongosa

Hoje em dia cada vez mais turistas descobrem o Parque, onde é possível encontrar elefantes, búfalos, leões, crocodilos e zebras.

Pra quem quer aproveitar o turismo em Moçambique para conhecer um pouco da África selvagem, Gorongosa é o lugar certo. A melhor forma de visitar o parque é fechando um tour para o Gorongosa, normalmente já com tudo incluso.

Vale dizer que o parque fica fechado entre meados de dezembro até abril.

A melhor época para visitar Moçambique é entre abril e setembro, considerada a estação seca. Durante esses meses o sol brilha com força e a água está agradavelmente morna. A época chuvosa vai de outubro a março, embora as temperaturas não variem muito ao longo do ano.

Nós estivemos em Moçambique durante os meses de fevereiro e março. Fez sol praticamente todos os dias, mas tivemos alguns dias de chuva, que não durava muito tempo.

.

     Parque Nacional de Gorongosa